Apresentação

A criação desse blog partiu da idéia de divulgar às novas gerações um pouco do que foi a efervescente década de 80. Num período em que os brasileiros estavam saturados da repressão militar e da falta de perspectivas para o Brasil, os jovens surgem nesse contexto mostrando a sua cara e exigindo mudanças políticas, comportamentais e sociais.
O rock foi o canal condutor que possibilitou a juventude a dizer aquilo que era preciso e o que ela queria.
De tão rico o conteúdo musical e poético dos grupos de rock daquela época, eles fizeram a diferença e entraram para a História.
Aqui você vai encontrar um pouco do que foram esses grupos e um pouco dessa fase da História do Brasil. Vai poder saber o que significou esse momento para muitos, ou então relembrar um poucos dos agitados anos 80.


sábado, 10 de janeiro de 2009

Notícias do rock nacional

Rock nacional ganha 'calçada da fama'


O rock brasileiro também tem suas estrelas, e para homenageá-las, foi criada a "Calçada da Fama do Rock Brasileiro". A exposição itinerante é a versão nacional da "RockWalk", que fica na famosa Sunset Boulevard, em Hollywood.
Na calçada da fama americana, nomes como John Lennon, Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard e Jimmy Page já deixaram sua marca. Por aqui, bandas como Mutantes, Sepultura e Inocentes, e artistas como Pepeu Gomes e Lobão, fazem parte dos homenageados. Músicos que já morreram também são lembrados, como Raul Seixas, Cazuza, Renato Russo e Silvinha Araújo.
Os artistas e bandas são escolhidos por um conselho que inclui o criador do projeto, Márcio Mota, e nomes conhecidos do meio musical nacional, como Eduardo Araújo e Nelson Motta.
A primeira exposição da "Calçada da Fama do Rock Brasileiro" foi em setembro deste ano, em São Paulo. Em 2009, outras capitais, como Belo Horizonte, Curitiba e Recife, devem receber a exposição.


Confira quem já faz parte da "Calçada da Fama do Rock Brasileiro":


Dr. Sin
Inocentes
Roupa Nova
Luiz Calanca
Eduardo Araujo
Cauby Peixoto
Paulo Ricardo
Nelson Motta
Ronnie Von
Sepultura
O Rappa
Charlie Brown Jr.
Jerry Adriani
Serguei
Fernanda Abreu
Pepeu Gomes
Arnaldo Baptista
Jota Quest
Shaman
Mutantes
Guilherme Arantes
Lobão
Ultraje a Rigor
Kiko Zambianchi

Um comentário: